Blogs, jornais, revistas, rádios, tv e os mais diversos canais de comunicação alertam a sociedade sobre o perigo do vírus, em especial para nós, gestantes.
Eu não compartilho da ideia de que informação nunca é demais. Acho que tudo em excesso, estraga.
Precisamos saber, sim. Precisamos estar informados. Precisamos conhecer a nossa realidade. Mas não podemos enlouquecer com isso.
Pesquiso sobre o assunto, mas tenho cuidado com as fontes. Busco conversar com pessoas que podem me falar a respeito com precisão. Sigo as recomendações médicas. E me preocupo, me preocupo muito. E dessa preocupação vem a minha irritabilidade com pessoas que falam disso toda hora.
Nunca estive grávida antes, mas sabia que encontraria uma alteração hormonal quando isso acontecesse. Mais que durante a nossa TPM, nosso nervos afloram. Então responder sobre o Zica todos os dias me irrita, me incomoda, porque eu já penso nisso 24h por dia e o que preciso é de alguém para dizer que vai dar tudo certo.
Pensar nos riscos que o vírus carrega para as gestantes me tira a paz. E isso fica bastante acentuado quando as pessoas que sabem que estou grávida dizem: "mas e a zica?" "porque não deixou pra engravidar depois?".
Realmente, eu deveria ter calculado. A reportagem que passou ontem, na Globo, deveria ter passado antes. Lá o especialista dizia: a partir de maio os mosquitos darão uma baixa, então a mulher pode engravidar com mais tranquilidade nesse período.
Para quem pretende engravidar essa é uma boa notícia. Mas e quanto a nós, que já estamos grávidas?
Não fomos informadas sobre o grau de periculosidade do vírus para gestantes antes de engravidarmos. Os canais de comunicação não falavam do vírus como como uma possível pandemia, como um perigo as futuras mamães.
O Governo esperou o país ficar doente. Foram necessárias centenas, se não milhares, de crianças nascerem com microcefalia ou qualquer das sequelas causadas pelo Zica, pra que pudesse entrar no ar uma campanha de conscientização, um pedido de prevenção.
É tarde! O que devemos gritar agora é um PEDIDO DE SOCORRO!
A prevenção é algo que vem antes. Pulamos essa etapa. Como nos jogos de video game, estamos na fase do "remediar".
Hoje, precisamos sair de casa de calça e manga comprida. Precisamos retocar o repelente a cada 02 horas, no máximo. Evitamos shorts e vestidos curtos. Sentimos calor, mas pensamos nos nossos filhos. Usamos um repelente por semana. Dormimos tensas. Desenvolvemos uma visão raio-x para mosquitos: de longe vejo uma muriçoca, uma mosca.
Não usamos mais perfumes. Abrimos mão dos hidratantes. O cheiro atrai.
Evitamos lugares de risco. Deixamos de viajar.
Não temos escolha - todos esses cuidados refletirão na saúde dos nossos filhos.
Mas não podemos perder a paz, o juízo, a saúde e a alegria de viver uma gestação.
Vamos nos prevenir, proteger - vamos nos cuidar.
Vamos pedir que Deus nos abençoe.
Vamos cobrar vacinas, remédios e ações eficientes do governo.
Vamos fazer a nossa parte, é assim que se constitui o todo.
Verdade. Confesso que isso também me irrita. Quando alguém chega até mim falando sobre a zica, se to usando repelente e bla bla...faço cara de paisagem. Não aguento mais a mídia falando sobre isso. Estou me cuidando e crendo que Deus tá no controle.
ResponderExcluirVamos fazer a nossa parte e entregar o restante nas mãos de Deus. Ele tudo fará. =)
ExcluirBenício está quase chegando e vem cheio de saúde pra alegrar e iluminar ainda mais a tua vida. =)
Bem cansativo isso mesmo... adorei o post... eu iria iniciar as tentativas agora em janeiro e por mais esse motivo da Zika adiei mais um pouco... Colocar Deus a frente e confiar pq com Ele a frente tudo vai bem! Bjs
ResponderExcluirCris, se tens a oportunidade de escolher quando engravidar, então aguarda um pouco. Esse vírus pegou todas nós de surpresa. Se soubéssemos um pouco antes, também teríamos esperado. =)
ExcluirEnquanto isso, vai se preparando - tem muita coisa por vir.
Um grande beijo e boa sorte pra gente! =**