quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Os sintomas

Segundo meus cálculos, devo está entrando para nona semana. Se eu estiver errada, é coisa de pouquíssimo tempo. Então eu devo está com 2 meses e alguns dias.

Sendo que desses dois meses, um passou completamente despercebido, embora alguns sintomas tenham se mostrado - não fui esperta o suficiente. Ao contrário disso, abusei das praias, passeios e repelente que é bom, nada. Deus seja louvado por nada ter me acontecido enquanto eu não me precavia!

Até aqui, posso resumir meus sintomas em:

1- Enjôos, principalmente na parte da manhã - em geral, não consigo segurar o café e tenho uma breve melhora depois do almoço, mas passo boa parte do dia com aquele mal estar, com a impressão de que a qualquer instante vou precisar correr pro banheiro. Não é uma sensação legal. Mas já tenho medicamento prescrito. Vamos cuidar!

2- Prisão de ventre - eu nunca havia sofrido disso. Era regular, normal. Agora passo de 3 a 4 dias sem ir ao banheiro e, quando enfim consigo, é um sofrimento.
Ouvi dizer que o ácido fólico prende. O jeito foi tentar melhorar isso com alimentação. Tenho comido muitas frutas. Graças a Deus ainda não abusei nenhuma delas (determinados tipos de comida eu não gosto nem de ouvir falar).

3- Seios doloridos - isso me acompanha desde o começo. Tem dias que não sinto nada e há outros dias que eles estão extremamente sensíveis, como hoje.
Falando em hoje, ainda pouco percebi que eles estavam descascando. Sabe quando a gente pega sol e começa a largar aquela pelezinha? Tipo isso ao redor da auréola. Também percebi que começaram a formar bolinhas brancas no bico. São pontinhos, não sei dizer o que parecem. Talvez uma boa metáfora fosse o chuveiro: o bico do seio seria o chuveiro e as bolinhas brancas os furinhos de onde sai a água. Mas não, nada ainda de colostro.

4- Espinhas - esse sintoma é bem recente. Há 3 dias venho notando a proliferação dessas coisinhas na minha pele. Há muito tempo eu não sabia o que era isso. Não sofri desse mal na adolescência. Na verdade, em momento algum. Uma ou outra aparecia durante minha TPM, mas nada gritante.
Parece que agora elas vão incomodar.

5- Cólicas - essa me persegue desde os primeiros dias. E, para minha tristeza, soube que vou senti-la a gestação inteira, de diversas formas e intensidade. Mas tudo bem, temos remédio pra isso.

6- Enxaqueca - há uma semana comecei com essas crises de dor de cabeça. Diferente dos outros sintomas, eu já sentia antes mesmo de está grávida. Sempre andei com vários comprimidos na bolsa porque em qualquer ameaça eu já tomava um. Detesto sentir dor!
Fui informada que essas dores de cabeça são normais nesse período da gestação. Remédio nela!

7- Cãibras - venho sentido ameaça dessa dor, mas ainda não foi consolidada (vamos glorificar de pé).
Também soube que é absolutamente normal esse tipo de fadiga muscular na gestação. Podemos evitar ´praticando algumas atividades físicas. Mas caso elas ocorram, devemos massagear o local para que o sangue circule. Uma boa pedida pro maridão trabalhar, né? Então já sabe: sentiu cãibra, chama o marido.

8- Sono - não posso dizer que tenho um sono excessivo, que encosto a cabeça por aí e já estou dormindo. Mas afirmo, com toda precisão do mundo, que cada dia eu tenho mais sono. É como se fosse uma conta proporcional: aumenta o tempo de gestação, aumenta o sono.

9- Indisposição - não tenho conseguido me concentrar nas minhas atividades de rotina, inclusive no trabalho. A maior parte do tempo estou dispersa. É como se a coisa mais simples do mundo me cansasse. Mas passa. Não fico o dia todo de bobeira. Tem hora que a gente quer ser útil e pronto. A gente consegue. Daí cansa de novo. E por aí vai.

Em geral, isso é tudo que tem se apresentado em mim nesse pouco tempo de gravidez. Algumas mamães vão se identificar com esses sintomas, outras com metade deles e algumas com nenhum.
 Isso varia de mulher pra mulher, de um organismo pro outro. Nenhum sintoma é regra.

O único ponto que sempre será em comum em todas nós é o fato de carregarmos dentro da gente um outro pedaço de nós mesmas.

E esse é um assunto que vamos conversar nas próximas postagens.

Mas, enquanto isso, me conta aqui: Como você tem se sentido? Já é mamãe? Está grávida? É tentante?

Vamos compartilhar esses momentos. Há muitas mulheres que buscam sobre isso todos os dias nos mais diversos canais de comunicação. Essas mulheres buscam se enxergar nas postagens. Elas procuram relatos parecidos. Elas querem apoio. Elas precisam de atenção. Eu fui uma delas. E por isso estou aqui.

Até a próxima. =)

2 comentários:

  1. Estou amando seus posts. Só me indentifiquei com os enjoos no começo...mas foram de leve...eu n sentia todo dia. Seios doloridos...agora que melhorou.rs
    Esses pontinhos brancos nos seios tem haver com os hormônios, quanto ao colostro ainda é cedo para aparecer. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Senti tudo isso e um pouco mais! Mas é isso mesmo cada etapa da gravidez vem sintomas a mais aparecendo em nossos corpitchos! Não fui daquelas sortudas que passa a gravidez sem sentir quase nada ou até mesmo nada! O.O É existe mulheres assim,acho surreal mas é vdd! Bjos

    ResponderExcluir